Prefeito decreta luto oficial pela morte da Dra. Cecília Magaldi

Advertisements
Loading...

O prefeito João Cury Neto oficializou na manhã desta terça-feira [28] luto oficial por três dias no município em razão da morte da Professora Doutora Cecília Magaldi, uma das pioneiras na consolidação da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu [FCMBB] e coordenadora de Saúde no governo Jamil Cury.

Abaixo, a íntegra da nota de pesar assinada pelo Executivo Municipal. 

“A Prefeitura Municipal de Botucatu manifesta seu profundo pesar por ocasião do falecimento da Professora Doutora Cecília Magaldi, precursora da Saúde Pública em nosso Município. Formada pela Faculdade de Medicina da USP, Professora Cecília compôs o grupo de pioneiros que nos anos 60 aceitou o desafio de construir um novo pólo universitário no interior do Estado de São Paulo, a FCMBB, cujo desenvolvimento marca de maneira decisiva a história de Botucatu.

Fundadora do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina, a Professora Cecília assumiu de pronto sua vocação de servir à população e tomou a iniciativa de criar unidades de saúde-escola em nossa cidade; inicialmente na Fazenda Lageado e logo após na Vila dos Lavradores: nascia o Centro de Saúde-Escola.

Mas isto era pouco, ainda, para a grandeza e a competência da Professora Cecília. Com a onda de redemocratização do país, chega ao poder um jovem Prefeito, Jamil Cury, e abre-se para ela a oportunidade de lançar as bases da rede de serviços de saúde que nos anos subsequentes multiplica-se em nosso município. O SUS teve em Botucatu berço e exemplo, pelas mãos firmes e acolhedoras da Professora Cecília.

Advertisements
Loading...

Aposentada, Cecília, agora, Cecília, assumiu sua face de habilidosa artista plástica, mas não abriu mão dos compromissos sociais que trouxe de sua juventude: contribuiu decisivamente com a constituição da Ação da Cidadania de Botucatu. Esta foi a mulher, a médica, a professora, a pesquisadora, a mestra e orientadora de gerações de profissionais de saúde; esta foi a política, a resistente democrata, a administradora, a facilitadora de sonhos.

Esta foi e é a nossa querida e, mais do que nunca, presente PROFESSORA CECÍLIA MAGALDI, a quem Botucatu, pranteia e saúda a memória, mas que deixará para a História a alegria de poder tê-la nos melhores e mais produtivos momentos de sua gloriosa existência.

João Cury Neto 
Prefeito Municipal de Botucatu 

Antonio Luiz Caldas Júnior 
Vice-prefeito