Vertigem, tonturas, labirintite

Advertisements
Loading...

VERTIGEM

Vertigem é quando uma pessoa sente que ela ou os objetos à sua volta se encontram em movimento quando na realidade não estão. A sensação assemelha-se a um movimento de rotação ou desequilíbrio.

Vertigem, tonturas, labirintite

TONTURAS

A tontura será sentida de forma diferente segundo cada pessoa, mas pode se traduzir, do forma geral, como uma falta de equilíbrio, uma insegurança ou em forma de crise mais prolongada onde tudo gira em torno de si.

Grande parte das pessoas já apresentou uma crise de tontura em alguma época da vida, mesmo não estando doentes. Porém, a tontura pode acompanhar algumas doenças.

Algumas pessoas pode apresentar também náuseas (enjoos), perda do equilíbrio e até desmaios.

Para evitar a tontura, é necessário que diferentes órgãos colaborem entre si, como o cérebro, o ouvido interno (cóclea), os olhos e os músculos. Assim, uma doença que afete um desses órgãos, pode provocar tonturas.

Uma causa de tontura bem comum é a ortostática, ou seja, quando mudamos de posição de deitada para sentada ou de sentada para de pé, muito rapidamente. Esta situação geralmente não está associada a doenças e, pode ocorrer devido a estar associada a pressão baixa.

Tonturas também podem estar presentes durante crises de angústia ou de pânico.

Advertisements
Loading...

Outras causas: doenças do ouvido interno, enxaquecas, TPM, arteriosclerose e doenças cardíacas como arritmias.

Convém sempre consultar o médico para um diagnóstico seguro.

Veja também: VERTIGEM, TONTURA E DESEQUILÍBRIO


LABIRINTITE

A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolabirintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens.

A labirintite é provocada por uma inflamação do ouvido interno, região na qual fica localizada uma estrutura chamada labirinto, responsável pelo nosso equilibro. Dentre todas as causas de tonturas, a labirintite é uma das mais comuns.

Fonte: Dr. Pedro Pinheiro nessa matéria.


No site: Doenças Comuns

Advertisements
Loading...