Pular para o conteúdo

Sete dicas para proteger seu filho da gripe

    A gripe é causada, na maioria das vezes, pelo vírus influenza que se modifica constantemente, por isso é tão difícil ser curada.

    Trata-se de uma infecção que acomete nariz, garganta e pulmões.

    Esse vírus é transmitido de uma pessoa para outra e começa a se manifestar logo na primeira semana após a transmissão.

     

    As crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas crônicos são os mais prejudicados com a gripe, pois as defesas do organismo são menores.

    Eles podem ficar muito doentes, por isso é importante tomar muito cuidado com a gripe.

    Tanto os adultos quanto as crianças podem apresentar os sintomas de cansaço, dor de cabeça, febre, tosse, dor de garganta, coriza e dor muscular.

    Algumas pessoas, principalmente as crianças, podem apresentar problemas estomacais como vômito e diarreia.

    A tosse pode ter duração de duas ou mais semanas.

      1. Vacinação: é uma boa forma de proteger seu filho contra a gripe.
      2. Mantenha as mãos limpas: as mãos da criança e dos pais devem ser muito bem lavadas ao longo do dia, pois o vírus pode ficar alojado nelas. É muito importante mantê-las livres de microrganismos para evitar que a criança fique gripada.
      3. Abra as janelas da casa: mantenha o ambiente arejado. Agasalhe a criança e deixe as portas e janelas abertas para que corra ventilação na casa. Quando for levá-lo a escola, mantenha o vidro do carro aberto para que ventile e evite a transmissão do vírus.
      4. Medicamentos: jamais dê medicamentos para a criança sem prescrição médica. Caso surjam os sintomas o médico deverá ser consultado para avaliar o quadro e, se necessário, prescrever o tratamento medicamentoso.
      5. Mantenha a casa limpa: a casa deve ser bem higienizada com água e sabão para evitar que os vírus fiquem alojados. Limpe os móveis, janelas e piso para que fiquem sempre limpinhos.
      6. Evite locais fechados: o mais indicado é não levar as crianças a locais fechados e aglomerados por pessoas, pois alguém pode estar gripado e pode transmitir o vírus para acriança.
      7. Não mande o filho para a escola gripado: a criança  gripada não deve ir à escola, pois ela pode passar a gripe para os coleguinhas.

    gripe é uma infecção viral que pode causar sérios problemas nas crianças quando não cuidada de maneira correta.

    Portanto, proteja seu filho contra os vírus e evite que ele fique doente.

    Em caso de manifestação de sintomas, principalmente de febre, leve a criança ao médico para que ele aplique as condutas necessárias.

    Cuide da saúde do seu filho.

    Fonte: Bem-Estar do R7.com