Saúde da Família é aprovado por 80,7% dos usuários, diz Ipea

Advertisements
Loading...

Memória (ano 2011)

O programa Saúde da Família é o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) melhor avaliado por usuários, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No levantamento, 80,7% dos entrevistados avaliaram o programa como “muito bom” ou “bom”, 14% como “regular” e apenas 5,4% como “ruim” ou “muito ruim”.

Os dados coletados pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) indicam que o atendimento de urgência e emergência é o serviço do SUS com pior avaliação, sendo reprovado por 31,4% dos usuários.

Ainda assim, 48,1% dos entrevistados consideraram “bom” ou “muito bom” o serviço, enquanto 20,7% o qualificaram como “regular”.

Os centros e postos de saúde têm rejeição próxima a dos atendimentos de urgência e emergência, com 31,1% de avaliações negativas e 44,9% de opiniões favoráveis.

No estudo, a distribuição de medicamentos foi o segundo item mais aprovado pelos entrevistados, com índices de 69,6% e 11% de avaliações positivas e negativas, respectivamente.

Advertisements
Loading...

Os médicos especialistas obtiveram aprovação de 60.6% dos usuários entrevistados, sendo reprovados por 18,8% das pessoas ouvidas pelo Ipea.

Os dados foram coletados entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, nas casas de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes.

A amostragem considerou a distribuição dos domicílios no Brasil e as variáveis como sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.

Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Terra


O que é Medicina de Família e Comunidade?

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Advertisements
Loading...