Saúde bucal: A importância de cuidar bem dos dentes

Advertisements

Cuidar bem dos dentes é saúde bucal

Estar bem consigo mesmo é uma questão de saúde física e mental.

Assim, é preciso dar a devida importância para os cuidados necessários, como se alimentar corretamente e realizar a higienização bucal adequada para garantir dentes bonitos e saudáveis.

Chegar a um denominador comum não é fácil, pois a vida é repleta de obstáculos e facilidades que são proporcionadas para otimizar a rotina, como aplicativos de comida e fast food.

Ainda assim, é preciso compreender que mesmo uma pequena ação, como escovar os dentes com a regularidade correta ou balancear mais a refeição, pode contribuir muito na qualidade de vida.

Manter um sorriso bonito é um convite para a felicidade, contribuindo para a autoestima e melhora nas relações pessoais e profissionais, além de evitar o surgimento de diversas doenças. Com isso, percebe-se o quão importante é manter a saúde bucal em dia.

Alimentos ajudam no cuidado com os dentes

A escovação dos dentes é um hábito que deve estar na rotina das pessoas, como uma forma natural de se proteger contra dores de dente, cáries, mau hálito, entre outros problemas relacionados com a saúde bucal.

Contudo, em alguns momentos, as circunstâncias impedem uma escovação adequada.

Para isso, felizmente, há alguns alimentos e produtos à disposição que podem ser utilizados para ajudar na limpeza dos dentes, deixando a escovação e o fio dental para um momento oportuno.

A maçã é uma fruta rica em vitaminas e ajuda manter o esmalte dos dentes limpos, pois durante a mordida o atrito sobre a superfície provoca a quebra de restos de alimentos que ficam acumulados na estrutura dental após a refeição.

Um produto industrializado que pode ajudar na produção de saliva e, consequentemente, na redução do mau hálito, é o chiclete sem açúcar, vendido em estabelecimentos comerciais como lanchonetes, padarias e restaurantes.

Se a pessoa utiliza um aparelho ortodôntico transparente, é necessário tomar alguns cuidados, pois os restos de alimentos podem ficar presos nos bráquetes. Nesse caso, a pessoa precisa estar preparada com acessórios para a higienização correta.

Cuidados com a estética pessoal e impacto na saúde

Os hábitos alimentares podem provocar uma alteração na coloração dos dentes, fazendo perder o brilho do esmalte. Isso ocorre por causa de bebidas e alimentos com alta concentração de açúcar e colorantes.

Para não ficar com uma aparência ruim, o dentista pode fazer uma limpeza para a remoção de tártaro e aplicar uma lente de contato dental sobre a superfície dos dentes.

Isso porque o tratamento permite uma aparência natural, corrigindo (inclusive) o espaçamento entre uma peça dentária e outra.

Com relação à estética, cabe dizer que o cigarro é um dos vilões, sendo responsável pelo amarelado dos dentes e envelhecimento de todo o entorno da boca.

Advertisements

Isso porque há alteração em toda a estrutura, incluindo os lábios que ficam mais enrugados, empregando um envelhecimento precoce e prejudicando seriamente a saúde bucal e de todo o corpo, de uma forma geral.

Para aqueles que se livram desse hábito ruim, há procedimentos estéticos que ajudam a recuperar as características originais do dente, desde que tome alguns cuidados com a saúde bucal.

Assim, o paciente pode buscar por um especialista em clareamento consultório para restabelecer a coloração natural e avaliar os impactos do vício na cavidade oral.

Para o tratamento, são aplicados produtos clareadores e é necessário o uso de equipamentos próprios para a recuperação dos dentes, além de seguir algumas regras que englobam evitar alimentos com colorantes, molho de tomate e açaí, por exemplo.

Seguindo as recomendações do dentista, o paciente terá uma rápida recuperação, inclusive quanto ao paladar, que vai mudar de maneira considerável após o abandono do tabaco, podendo impactar, inclusive, na saúde mental e relações pessoais.

Substituição dentária permite aparência natural

Em muitos casos, uma pessoa pode perder os dentes por diversos motivos, como uso exagerado de açúcar, provocando as temidas cáries.

Além disso, acidentes domésticos como quedas, ou utilizar os dentes para abrir garrafas, entre outras ações que ocorrem de maneira espontânea, podem ser prejudiciais para a estrutura, amolecendo os dentes e favorecendo a queda.

Perder os dentes da frente, por exemplo, pode ocasionar um sentimento de vergonha, impactando a autoestima e deixando a pessoa estressada por causa da aparência, impedindo até mesmo um sorriso, por mais simples que seja.

Por isso, alguns hábitos devem ser evitados, de modo a preservar a resistência dentária. No entanto, apesar dos cuidados, acidentes e imprevistos podem acontecer.

Assim, quando há a perda de um ou mais dentes, os profissionais da odontologia podem realizar um implante dentário no paciente e recuperar a mordida e aparência de maneira natural.

Sendo assim, é fácil perceber que a saúde bucal deve estar em dia, com a visita ao dentista sendo realizada de forma periódica.

A higienização após as refeições é sempre bem-vinda, com o uso de elementos de uso acessível, como

  • Água para bochecho;
  • Escova de dentes;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

Seja na vida pessoal ou profissional, um sorriso sempre terá um significado positivo, transmitindo conforto e uma sensação agradável, tanto para quem sorri quanto para quem percebe o sorriso.

Sentir-se bem consigo mesmo é um estado de espírito que transcende e eleva a autoestima, sendo crucial para a qualidade de vida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Advertisements