Sangue, nosso rio de vida!

Uma pessoa adulta possui, em média, cerca de cinco litros de sangue. Por ser um tecido (conjunto de células), ele necessita dos alimentos proporcionados pelas vitaminas e minerais.

Ele distribui por todo o corpo os ingredientes que lhe são essenciais e remove o refugo e a doença.

É composto por trilhões de células minúsculas suspensas em um líquido cor-de-palha denominado plasma. Quarenta e cinco por cento dessas células são hemácias (glóbulos vermelhos), as quais carregam o oxigênio dos pulmões para todas as partes do organismo. Para cada cem hemácias existe um leucócito (glóbulo branco); os leucócitos combatem as doenças e as infecções. O plasma líquido transporta essas células sólidas e as plaquetas ajudam o sangue a se coagular.

Quando você sofre um pequeno corte, as plaquetas associadas a outros elementos fazem com que com que ele se coagule. O sangramento cessa. E, como ele está constantemente sendo fabricado em seus ossos, o organismo repõe o perdido.

Mas se você perder muito sangue devido a um ferimento maior, numa cirurgia ou por causa de uma doença, seu corpo não tem a capacidade de fabricar, com rapidez, uma quantidade suficiente de sangue de reposição. Você precisará receber uma transfusão de sangue, utilizando o de outras pessoas.

Fonte: Hematologia online


Verifique… Tire dúvidas sobre doação de sangue