Dormir bem – a importância e benefícios

Saiba quais são os benefícios da prática para a saúde

Embora algumas pessoas achem que dormir é “perda de tempo”, o sono é fundamental para sobrevivência e qualidade de vida; é uma necessidade humana básica. Esse momento de descanso e repouso profundo é importante para o bom funcionamento do corpo e mente.dormir bem, dicas

São muitas as pesquisas cientificas que tratam de assunto que comprovam a importância do dormir bem. Porem, ainda sim, são grandes os mistérios sobre o tema, afinal, não sabemos exatamente as razoes da existência do sono. O que se sabe é que durante esse período, acontece uma espécie de reorganização interna da mente e do corpo e que a privação do sono pode ser fatal.

Quem não dorme bem, costuma sentir:

  1. Cansaço;
  2. Sonolência durante o dia;
  3. Dificuldade de concentração;
  4. Alteração de apetite (aumento ou perda);
  5. Descontrole (agir com atitudes agressivas);
  6. Alteração do humor;
  7. Impulsividade; etc.

Para evitar esses e outros problemas decorrentes de uma noite mal dormida é preciso cuidar bem do tempo que você destina ao seu sono. Para que haja qualidade na execução de atividades do dia a dia, seja para quem estuda, trabalha, cuida da casa, etc, o cuidado com o sono é fundamental. Um dia que rende bem é fruto de uma noite bem dormida.

Dicas para dormir melhor:

  1. Respiração. – a respiração ajuda a acalmar a mente e ao mesmo tempo relaxa o corpo. Respirar profundamente e lentamente por alguns minutos pode ser suficiente para mudança do padrão acelerado do dia a dia e com isso proporcionar bem estar e relaxamento e isso facilita o dormir bem.
  2. Relaxamento corporal – para que o sono seja bom estar relaxado facilita muito. O relaxamento corporal pode ajudar qualquer pessoa a entrar no processo do sono. Isso pode acontecer espontaneamente ou proposital. Você pode se programar para relaxar o corpo com movimentos de contração e soltura, por exemplo, ou apenas movimentos levem repetitivos.
  3. Foco de atenção – quem não consegue dormir, normalmente, esta com a mente cheia de pensamentos e, muitas vezes, desorganizados. É como o cérebro estivesse em alerta, pronto para uma emergência, e então, incapaz de relaxar e se permitir desligar dos pensamentos importantes para que aconteça o dormir profundo. Existem vários exercícios que ajudam a direcionar e organizar as ideias para um sono repousante. Uma das técnicas é antiga, famosa e muito útil: contar carneirinhos. Sim, e para quem tem duvida da eficácia, eu garanto que isso ajuda de verdade. E vou explicar o porquê. Ao contar, é preciso parar de pensar em assuntos que são “excitantes e/ou estimulantes” (coisas boas, problemas, ou mesmo situações do dia a dia) e então focar nos números e nas imagens que vem a mente.
  4. Anotar os pensamentos – colocar no papel proporciona efeito relaxamento e ajuda a organizar a mente desorganizada. Escrever os pensamentos, fazer listas e dar ordem as ideias que impedem de dormir pode ser muito útil.
  5. Escolher o que vai pensar – no momento de deitar na cama, você pode se propor a escolher os pensamentos que quer pensar. Assim como temos hábitos para certas atividades, banho, alimentação, sono, etc, podemos criar para os pensamentos. Essa ordem ajuda no relaxamento físico e mental.

Sucesso na busca do dormir bem, que você encontre aquilo que procura. Bom descanso no momento oportuno e bons sonhos quando for dormir.

Adriana de Araújo
Psicóloga e escritora
Consultoria via Skype
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

Fonte da matéria: SIS.SAÚDE