Prevenção de pneumonia existe?

Advertisements
Loading...

pneumonia é uma infecção pulmonar que afeta pessoas de todas as idades e pode ser causada por diversos microrganismos, como vírus, bactérias (mais frequentes), parasitas e fungos.

Na maioria das vezes diversos fatores que interagem entre si são os responsáveis pela aquisição da doença, como por exemplo, uma queda na imunidade corporal associada a contaminação por agentes infecciosos em quantidade suficiente para causar a infecção dos pulmões.

O quadro clínico de pneumonia clássica é de início abrupto, com febre, calafrios, dor na região torácica e tosse seca que evolui para produtiva, com secreção (catarro) de coloração amarelada ou esverdeada.

Advertisements
Loading...

Ocorre dificuldade para respirar e as inspirações tornam-se mais curtas e dolorosas. Pode haver dispneia (falta de ar) e os lábios adquirem uma tonalidade azulada nos casos graves. Em algumas situações pode haver náuseas e vômitos, além de outros sintomas respiratórios, como dor de garganta, espirro, coriza e dor de cabeça.

Como prevenir

  • Vacina contra gripe:

    é comum a pneumonia iniciar com um quadro de gripe ou resfriado comum, por isso que a vacinação contra gripe é uma ótima maneira de prevenir a pneumonia, especialmente nos idosos.

  • Vacina contra pneumococo:

    a principal bactéria causadora da pneumonia é o pneumococo, e a vacina contra esse microrganismo já está disponível de acordo com o novo calendário vacinal da rede pública. Também é recomendada para pessoas com mais de 65 anos ou que possuam algum fator de risco, como doença pulmonar crônica, doença cardiovascular, renal e hepática, diabetes, anemia falciforme, AIDS e que tiveram o baço retirado.

  • Higiene das mãos: 

    constantemente as mãos estão em contato com microrganismos, e não há como evitar essa ocorrência. O problema é que alguns desses organismos podem causar pneumonia, caso consigam penetrar no organismo através de situações como o toque dos olhos, da boca ou nariz. Por isso o hábito de lavar bem as mãos, com água e sabão, especialmente antes das refeições, ajuda na prevenção da pneumonia.

  • Evitar o tabagismo: 

    O hábito de fumar provoca lesões nos pulmões e ainda diminui a capacidade do organismo de atuar frente a presença de agentes infecciosos, através de uma imunossupressão local.

  • Hábitos saudáveis de vida: 

    Praticar esporte, ter uma dieta balanceada e uma vida sem muito estresse são algumas medidas gerais que ajudam não apenas na prevenção de pneumonia, como de diversos outros problemas de saúde.

Fonte: Bem-Estar

Advertisements
Loading...