Pular para o conteúdo

OMS destaca reflexos na saúde com políticas para o trânsito na Espanha

    Além de preservar vidas, estudo indica que foram poupados 18 bilhões de euros com gastos e na área hospitalar, entre outros.

    Matéria/2013

     

    O investimento em medidas de prevenção de acidentes nas estradas não só salva a vida de milhares de pessoas, mas também leva a uma economia de bilhões de euros, conclui um estudo realizado pelo governo da Catalunha, na Espanha, e publicado neste mês, no Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    A economista Anna García Altés, da Agência Catalã sobre Informação da Saúde, afirma que que o primeiro impacto acontece na área de cuidados médicos, pois com menos feridos por acidentes de trânsito, não existem grandes despesas com hospitais, perdas de produtividade e também com a adaptação para uma vida com deficiências físicas.

    A pesquisa, que apresenta dados de 2000 a 2010 na região, indica que as políticas de prevenção ajudaram a evitar mais de 26 mil acidentes de trânsito e 2909 mortes, numa década. O número equivale a menos de metade de óbitos, se comparado ao da década anterior.

    O estudo revela ainda que 18 bilhões de euros foram poupados em 10 anos e que os custos indiretos como a perda de produtividade são os mais altos para quem sofre um acidente de trânsito com consequências graves.

    Fonte: isaúde