O que são coronavírus?

O SARS-CoV-2 pertence a uma família de vírus de RNA de fita simples conhecidos como coronaviridae, um tipo comum de vírus que afeta mamíferos, aves e répteis.

coronavírus

coronavírus

Em humanos, geralmente causa infecções leves, semelhantes ao resfriado comum, e é responsável por 10 a 30% das infecções do trato respiratório superior em adultos.

Infecções mais graves são raras, embora os coronavírus possam causar doenças entéricas e neurológicas. O período de incubação de um coronavírus varia, mas geralmente é de até duas semanas.

Surtos anteriores de coronavírus incluem a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), relatada pela primeira vez na Arábia Saudita em setembro de 2012, e a síndrome respiratória aguda grave (SARS), identificada no sul da China em 2003.

O MERS infectou cerca de 2.500 pessoas e levou a mais de 850 mortes, enquanto a SARS infectou mais de 8.000 pessoas e resultou em quase 800 mortes. As taxas de mortalidade de casos para essas condições foram de 35% e 10%, respectivamente.

O SARS-CoV-2 é uma nova cepa de coronavírus que não foi previamente identificada em humanos. Embora o período de incubação dessa cepa seja atualmente desconhecido, os Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças indicam que os sintomas podem aparecer em apenas 2 dias ou 14 dias após a exposição. Pesquisadores chineses indicaram que o SARS-CoV-2 pode ser infeccioso durante o período de incubação.

Sobre o período de incubação da doença e suas relações com a quarentena…