Exercícios Para Evitar Insônia

Advertisements
Loading...

Você tem insônia? Dê uma olhada nestes exercícios.

Em pé, faça 30 movimentos: ponta do pé-calcanhar, inspirando ao subir e expirando ao descer.

Exercícios de ioga para insônia

Deite-se agora sobre um cobertor dobrado ou em outra superfície não muito fofa; segure as pernas dobradas sobre o ventre e faça 10 balancinhos, para a frente e para trás, arredondando bem a coluna.

Em seguida, sente-se com as pernas cruzadas e faça respirações alternadas durante alguns minutos.

A respiração alternada consiste em: expirar todo o ar dos pulmões pela duas narinas. Depois, tampar a narina direita com o polegar da mão direita e inspirar pela narina esquerda; tampar a narina esquerda com o dedo anular da mão direita e expirar pela narina direita. Inspirar pela narina direita e expirar pela esquerda. Completa-se assim um ciclo da respiração. Repetir nesta mesma seqüência por alguns minutos.

Agora deite-se na cama e relaxe. O travesseiro deve ser baixo e colocado um pouco sob os ombros. Solte conscientemente todo o corpo.

Vamos fazer um relaxamento através de ondas que irão percorrer partes de seu corpo.

Continuando deitado de costas, bem relaxado com os olhos fechados, os pés afastados. Endireite as cervicais, aproximando um pouco o queixo do externo. Isso vai facilitar o caminho da energia. Procure relaxar todos os músculos do seu corpo.

Observe sua respiração natural, sem interferir, durante uns segundos. Sinta o ar que entra e sai dos seus pulmões naturalmente.

Concentre-se na articulação da coxa esquerda com o quadril. Sinta a articulação.

Exercícios de ioga para insônia

Agora inspire e expirando lentamente, sinta que uma onda de relaxamento desce pela sua perna esquerda até o pé. Sinta a onda de relaxamento percorrendo a coxa, joelho, barriga da perna, tornozelo e dedos do pé.

Advertisements
Loading...

Faça mais duas ondas, inspirando e sentindo o relaxamento ao expirar.

Mentalize: “Minha perna esquerda está completamente relaxada e pesada”.

Concentre-se agora na articulação da coxa direita com o quadril. Sinta a articulação.

Inspire e ao expirar lentamente, sinta uma onda de relaxamento escorrendo pela sua perna até o pé direito. Sinta. O relaxamento deve ser sentido e não pensado.

Faça mais duas ondas de relaxamento na perna direita. Mentalize: “Minha perna direita está completamente relaxada e pesada”.

Concentre-se agora no ombro esquerdo e faça três ondas de relaxamento descendo pelo seu braço, cotovelo, pulso, até a ponta dos dedos. Sinta seu braço esquerdo completamente relaxado.

Concentre-se agora no alto da cabeça. Sinta o alto da cabeça. Faça uma respiração mais ampla e ao expirar lentamente, sinta uma onda de relaxamento descendo pela seu corpo todo: couro cabeludo , rosto, garganta, tórax e braços, cintura, abdómen, coxas, pernas e pés. Repita mais duas ondas percorrendo seu corpo todo levando você a um relaxamento completo e profundo. Sinta seu corpo todo relaxado.

Agora vamos relaxar mais profundamente. Neste último exercício você vai relaxar pondo toda a sua atenção na energia prânica que acompanha a sua respiração. Concentre-se no pé esquerdo. Inspire lentamente procurando sentir a energia entrando pelo seu pé e subindo até a garganta; expire agora, sentido a energia sair pelo pé direito. (Atenção: não leve a energia à cabeça para não estimular a mente. Neste momento queremos sonolência).

Depois inspire pelo pé direito até a garganta e expire pelo pé esquerdo. Continue respirando calmamente, respirações lentas e naturais, procurando sentir a energia percorrendo suas pernas levada pela sua respiração. Isso vai fazer você relaxar completamente.

Não se preocupe com nada, entregue-se ao exercício, e você adormecerá sem perceber.

Mas lembre-se: esses exercícios são medidas auxiliares.

Fonte: Yoga_Terapia_Hormonal