Dúvidas sobre protetor solar

Advertisements
Loading...

1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Bloqueador é um produto mais “potente” – e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

dúvidas protetor solar

2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?

Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.

3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?

De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%.

4. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?

“Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD”.

O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase “proteção solar máxima UVA/UVB”.

Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.

5. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?

Não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.

Advertisements
Loading...

6. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?

A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

7. Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?

No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos”.

8. Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?

A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado”. Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Na prática, use a seguinte medida:

  • Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
  • Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
  • Braços: 1 colher de sopa para ambos;
  • Pernas: 1 colher de sopa para ambas.

* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

9. Qual procedimento deve ser feito depois do sol? É preciso aplicar produtos pós-sol ou qualquer hidratante já faz bem à pele?

Um bom hidratante costuma ser suficiente para quem se protegeu adequadamente. No entanto, se você abusou e sente uma ardência na pele, o melhor a fazer é aplicar loções específicas para o pós-sol, que contenham substâncias calmantes, como aloe vera. Além de hidratar, esses cosméticos não causam alergia e aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve.

10. Quando eu posso substituir o filtro solar por uma loção bronzeadora?

Os bronzeadores não protegem a pele da radiação solar. O uso de bronzeadores não está indicado em nenhuma situação.

O filtro solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro.

Fonte: UOL

Advertisements
Loading...