Cuidados indispensáveis na hora de colocar o aparelho

Advertisements
Loading...

A ortodontia é a área da odontologia especializada na correção posicional dos dentes e dos ossos maxilares que, por sua vez, podem sofrer alterações e deformidades durante todo o período de desenvolvimento. Dentre os tratamentos disponíveis para o setor, colocar o aparelho se mostra um dos principais.

Assim, por meio do uso de aparelhos fixos ou móveis, é possível corrigir o encaixe da mordida, o espaço disponível no céu da boca, o diastema – área entre os dentes frontais –, entre outros problemas que surgem na formação da estrutura bucal.

O tratamento desses defeitos tem repercussões que ultrapassam as questões estéticas. Afinal, o uso de acessórios ortodônticos, como o aparelho dental invisivel, pode:

  • Melhorar a fala;
  • Facilitar a mastigação;
  • Diminuir dores na articulação mandibular (ATM);
  • Ajudar na higienização dos dentes;
  • Melhorar o equilíbrio muscular facial.

Além disso, esse tipo de intervenção odontológica pode ser realizada em pacientes de diversas idades. Desde crianças a partir de sete anos, até adultos de qualquer idade que possuam boa saúde bucal.

O modelo de aparelho utilizado irá depender da necessidade de cada pessoa e da fase em que o problema se encontra, sendo considerado se é necessário a prevenção, a intercepção ou a correção da má formação.

Cuidados necessários no tratamento

Uma das principais características da ortodontia é que, diferente das outras áreas odontológicas, ela depende muito da participação e colaboração do paciente para alcançar os resultados almejados, principalmente no caso de aparelho móvel.

Isso porque os cuidados com o aparelho, a integridade da saúde bucal e o compromisso com os procedimentos são decisivos para determinar a duração do tratamento e a qualidade das correções.

1.   Cuidados antes da instalação do aparelho

Como dito anteriormente, os pacientes adultos que desejam corrigir o sorriso, por meio do uso do aparelho, podem fazê-lo desde que a saúde bucal esteja intacta e não haja perda óssea na região mandibular.

Por isso, é essencial que o paciente tenha uma boa higiene bucal e que seja realizada a solução das doenças bacterianas preexistentes, como as cáries e a gengivite, antes da fixação dos acessórios ortodônticos.

Além disso, de modo a identificar e prevenir esses problemas, a regularidade das visitas ao odontologista deve ser mantida adequadamente.

2.   Durante o tratamento

Após a escolha do modelo e a colocação do aparelho, o paciente precisará focar os esforços em diferentes aspectos para a qualidade do tratamento e manutenção da saúde bucal. Dentre os principais fatores estão:

➢    Escovação

Essa rotina é uma das mais importantes. Especialmente porque os ferros e os braquetes podem facilitar o acúmulo de alimentos e de bactérias ao redor dos dentes, causando cáries e inflamações gengivais.

A higienização do aparelho invisivel móvel também é fundamental para a manutenção da saúde.

O paciente pode, ainda, realizar uma limpeza profunda mergulhando-o em uma mistura de água, bicarbonato de sódio e água oxigenada duas vezes por semana.

Já no caso da estrutura fixa, itens complementares podem ser utilizados e a profilaxia junto ao profissional pode ser realizada quando houver a manutenção, promovendo um melhor acesso aos dentes.

➢    Alimentação

É muito importante evitar doces, como balas e chicletes, assim como os alimentos que grudam com mais facilidade nos dentes ou que sejam mais duros.

Advertisements
Loading...

Isso porque essas comidas dificultam a escovação e ainda podem prender no aparelho e causar quebras, prolongando o tratamento e aumentando os custos.

➢    Manutenção

A frequência com que a manutenção deve ser feita pode variar conforme a estrutura usada, mas basicamente ocorre ao menos uma vez por mês.

Nessas consultas, o ortodontista irá ajustar o aparelho para que ele continue fazendo pressão nos dentes e o movimente para a posição desejada.

O especialista também pode consertar quebras e realizar outras manutenções necessárias, além de avaliar a higienização e fazer as limpezas profundas para a remoção de placas bacterianas e o tártaro.

A falta dessas consultas pode atrapalhar o desenvolvimento do tratamento e até retroceder algumas mudanças alcançadas.

3.   Após a retirada do aparelho

Quando os dentes chegam no posicionamento desejado, o dentista irá indicar o uso do aparelho móvel de contenção ou a barra fixa que é colocada na parte interior dos dentes inferiores.

Esse aparelho deve ser utilizado diariamente para garantir que a arcada dentária não volte para a posição original e mantenha o trabalho realizado.

Tratamentos cosméticos

O uso do aparelho ortodôntico pode causar algumas manchas na superfície dos dentes. Por isso, com o fim do tratamento, o paciente já pode realizar procedimentos estéticos, como o clareamento dental.

Esse tratamento pode ser feito pelo próprio ortodontista e visa retomar a cor original do dente, sem estragar o esmalte. Isso porque ele desfaz apenas as células causadoras do pigmento amarelado e das manchas.

Assim, quando houver a remoção completa do aparelho fixo, o paciente pode realizar uma consulta para avaliação sobre a viabilidade da técnica e quanto custa um clareamento dental.

Muitos pacientes também têm dúvidas quanto à aplicação das facetas cerâmicas e o uso do aparelho dental.

Neste caso, o principal fator a se atentar é que, ao contrário da ortodontia, esse tipo de procedimento não efetua mudanças estruturais nos dentes, apesar de corrigir pequenos desalinhamentos devido a forma de colocação da película.

Assim, quando o trabalho necessário é extenso, o profissional pode recomendar que a lente de contato dental seja colocada após o uso do aparelho, para um resultado mais satisfatório e principalmente em casos que o paciente precise corrigir alguma quebra ou dimensão de dentes específicos.

Ao longo do conteúdo foi possível identificar a importância de cuidar adequadamente do aparelho e formas de fazer isso, promovendo a ampliação da saúde e beleza bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Advertisements
Loading...