Conheça alguns hábitos bucais para melhorar sua qualidade de vida

A saúde bucal tem impacto em todo o corpo, pode prevenir uma série de doenças e é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida! Saiba agora quais são os melhores hábitos de rotina para isso.

A falta de higiene adequada pode trazer consequências graves à saúde mental, rins, fígados e também para o sistema cardiovascular.

A boca do ser humano é uma área com alto grau de proliferação de bactérias pelos mais variados motivos, desde fatores hereditários até hábitos de alimentação e limpeza.

Felizmente, quase todas as bactérias que surgem ali não possuem potenciais nocivos à saúde do ser humano, mas isso não quer dizer também que está tudo bem negligenciá-las.

Algumas delas, infelizmente são perigosas e podem desencadear em infecções, cáries, gengivite e por aí vai, como afirma a odontologia sistêmica, área da saúde responsável por examinar a saúde geral do paciente a partir dos impactos da saúde bucal.

Essa especialidade tem como foco prevenir, tratar e principalmente curar os reflexos da saúde bucal que geralmente agridem o funcionamento de todo o corpo.

Então, agora que você já sabe a importância da saúde bucal para qualidade de vida, acompanhe agora hábitos para se manter sempre saudável!

1 – Tenha uma alimentação saudável

Esta é uma dica central para quem quer ter um corpo saudável e também uma boa saúde bucal, especialmente para pacientes que usam aparelho ortodôntico transparente ou fixo ou mesmo possuem implantes dentários.

A alimentação é fundamental na saúde de uma pessoa e para garantir uma saúde impecável tenha equilíbrio.

Evite a ingestão de estimulantes como café, gordura e açúcar com frequência pois eles fazem mal para os dentes, corpo e mente.

Em vez disso, insira na dieta alimentos como:

  • Brocólis;
  • Ovo;
  • Carnes magras;
  • Oleaginosas;
  • Frutas;
  • Água.

2 – Priorize a higiene

A higienização bucal é fundamental para a saúde e também para a parte estética do sorriso.

Escovar os dentes três vezes ao dia é importante, mas é apenas o básico da higiene bucal.

Sendo assim, realize as escovações com frequência e use também fio dental, limpadores de língua e o enxaguante, caso seja recomendado pelo seu dentista.

Usar o fio dental é crucial para remover os alimentos que ficam presos entre os dentes e a formação da placa bacteriana, uma grande potencializadora da gengivite.

Para isso, aplique o fio após as refeições colocando-o suavemente entre os dentes e realizando o movimento de “vai e vem”, sem forçá-lo contra a gengiva.

Lembre-se: se houver sangramento recorrente durante o uso do fio dental recorra ao auxílio de um dentista.

Em relação à estética, a higienização bucal é responsável por remover as manchas que se formam nos dentes, prevenindo assim um sorriso amarelo e não saudável.

Vale lembrar que: mesmo procedimentos estéticos como “clareamento consultório” não deixam os dentes mais saudáveis, apenas mais claros.

3 –  Tenha boas noites de sono

O sono é necessário para todo ser humano saudável que quer ter qualidade de vida!

Dormir bem ajuda a regular de forma natural os níveis hormonais, humor, capacidade cognitiva, dá mais disposição, apetite e uma série de outros benefícios.

Portanto, procure dormir cerca de 8 horas por noite para que sua mente e o corpo consigam descansar. O descanso é primordial na vida de um ser humano.

4 – Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos é mais uma atividade essencial para  ter uma boa saúde mental, cardiovascular e ainda por cima melhorar a autoestima e autoconfiança.

Exercícios são bastante relativo e não há uma regra para o melhor. Ou seja, busque praticar regularmente aqueles que te fazem bem, e não que exigem grandes sacrifícios.

Caminhadas ao ar livre ou mesmo ciclismo moderado já são atividades incríveis para garantir o bom funcionamento do corpo.

No cérebro, a prática regular de exercícios libera os hormônios dopamina, serotonina e ocitocina, conhecidos como neurotransmissores  da “felicidade”, pois promovem a sensação de bem-estar, disposição, dentre outras.

Conclusão

Hoje a ideia de buscar pela qualidade de vida por meio de hábitos saudáveis está muito em alta, o que é bom, afinal essa é a melhor maneira de se prevenir de doenças que podem surgir ou se potencializar em decorrência de más práticas.

A prevenção é a melhor maneira de melhorar a qualidade de vida e chegar à terceira idade com saúde, disposição e bom humor.

Por isso, neste conteúdo você descobriu 4 hábitos diários para ter uma vida feliz e longe de doenças!

Por fim, sempre alie práticas saudáveis a visitas regulares a profissionais de saúde como dentistas, médicos e nutricionistas. Eles são os responsáveis por te ajudar a alcançar esse tão sonhado objetivo.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto, clínica especializada em lente de contato dental