Como melhorar o sorriso e aumentar sua autoestima

Ter uma boa autoestima é muito importante para vivermos de forma plena e tranquila.

Assim, uma das formas de conseguir manter essa autoestima se passa pelo cuidado com a aparência, bem estar e formas com que nos relacionamos, envolvendo o autocuidado e até o cuidado com os dentes.

Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando os dentes são bem cuidados, de forma diária ou passam por tratamentos como o uso de aparelho ortodôntico, estes influenciam na melhor qualidade de vida.

O sorriso bem cuidado, segundo este estudo, influencia as pessoas quanto aos seus relacionamentos, ao reduzir possíveis incômodos, estimulam o gostar de si mesmo e fazem com que, até mesmo, haja busca por novas atividades, como um novo emprego.

Neste sentido, o presente artigo abordará os cuidados que podem ser tomados pelas pessoas para que os dentes sejam bem cuidados e bonitos, contribuindo para uma maior autoestima.

Hábitos para melhorar a autoestima e sorrir sem medo

Existem alguns hábitos que podem ser adquiridos e feitos no cotidiano, permitindo que a saúde bucal seja feita adequadamente e mantendo a qualidade em dia, prevenindo inflamações.

Do mesmo modo, pode-se (e deve) buscar o acompanhamento profissional correto para contribuir com o tratamento bucal, seja para realizar alguns procedimentos odontológicos como o aparelho transparente ou mesmo para as avaliações de rotina, para limpeza.

Inicialmente, iremos abordar alguns hábitos que melhoram o sorriso e consequentemente a autoestima, depois explicaremos alguns componentes odontológicos, como procedimentos que podem contribuir com a melhora do sorriso e ampliação da autoestima. Confira!

  1. Mantenha uma rotina de cuidados

Uma das formas de conseguir manter um sorriso bonito é manter uma rotina de cuidados higiênicos odontológicos diariamente, como uma boa escovação que impede o acúmulo de bactérias que formam placas, tártaros e cáries.

Cuidar bem da higienização dos dentes e da boca também permite construir um hálito mais saudável.

Essa escovação deve ser feita ao menos três vezes ao dia, com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, adequando a quantidade de creme conforme a idade.

Após a escovação, é necessário o uso de fio dental para retirar os resíduos de comida que ficam entre os espaços dos dentes e que não são retirados com o processo de escovação.

Esse processo de limpeza permite que alguns tratamentos como implante dentário preexistentes tenham uma melhor qualidade e uma boa manutenção.

  1. Cuide da alimentação

Os dentes estão relacionados diretamente com a alimentação, e ter uma nutrição desbalanceada pode contribuir para um sorriso deficiente e sem qualidade, bem como para o mau funcionamento do corpo e até na saúde mental.

Neste sentido, é importante atentar-se para os tipos de alimentos que são consumidos.

Com relação à saúde dental, é necessário evitar bebidas muito ácidas, frutas cítricas e refrigerantes, por exemplo, porque elas podem desgastar os dentes e gerar uma maior sensibilidade, o que causa o aparecimento de cáries.

Alguns alimentos com altas concentrações de corantes também devem ser evitados, como:

  • Molhos;
  • Vinhos;
  • Chá preto;
  • Café.

Esses alimentos geram pigmentação do dente, escurecendo-os ou os tornando amarelos, deixando um aspecto mais envelhecido e fragilizado.

Em excesso, alimentos ácidos e muito pigmentados passam a afetar a estrutura dental, podendo ocasionar a queda do dente.

  1. Visite o dentista de forma regular

Outro componente extremamente importante para a saúde dos dentes, garantindo sua integridade e a manutenção da autoestima por meio dele, é visitar periodicamente o seu dentista de confiança, e não esperar emergências.

O dentista, em consultas regulares, pode realizar alguns procedimentos como limpeza, aplicação de flúor e remoção de tártaro, que tornam os dentes muito mais bonitos e saudáveis.

O recomendado é que a visita ocorra a cada seis meses, mas dependendo do caso, é importante verificar com o próprio médico dentista qual a melhor regularidade para acompanhamento do caso. No caso de aparelhos, por exemplo, a visita pode ser mensal.

Procedimentos odontológicos estéticos

Mesmo cuidando de forma rotineira dos dentes, existem alguns problemas estruturais da arcada dentária ou que apareceram por conta do envelhecimento, como o escurecimento dos dentes ou seu alinhamento.

Desta maneira, o clareamento dental e o aparelho ortodôntico são procedimentos odontológicos estéticos que contribuem muito para um bom sorriso e melhora das relações sociais, que impactam diretamente na confiança e autoestima.

Assim, autoestima e sorriso estão interligados, e abaixo abordaremos sobre alguns desses procedimentos.

  1. Lentes de contato

Um dos procedimentos que vem ganhando as páginas das revistas e telas de televisão e celular, se tornando altamente popular, são as lentes de contato dentais.

Basicamente, elas visam corrigir imperfeições dos dentes e, inclusive, ajudam com o comprimento e largura dos dentes, que podem interferir no sorriso.

O tratamento é feito por meio de lâminas ultrafinas de porcelana que são postas sobre os dentes, por isso, se chamam de lente de contato dental.

Esse procedimento não altera a estrutura do dente e, se bem cuidada, possui uma grande durabilidade, podendo chegar a 10 anos.

Um adendo, esse procedimento é somente estético e não corrige problemas estruturais, apesar de cobrir adequadamente dentes quebrados ou trincados.

  1. Aparelhos ortodônticos

Esses aparelhos corrigem dentes tortos e desalinhados por meio de um aparelho que pode ser metálico ou “invisível”.

O modelo de aparelho invisível é chamado deste modo porque, ao contrário do metálico, ele não interfere tanto na estética.

Feito de uma placa removível, o tratamento passa praticamente despercebido e apresenta a facilidade de ajustar a dentição com agilidade e praticidade, já que ao se alimentar é possível remover a estrutura contribuindo com as manutenções. O tratamento, geralmente, dura dois anos.

Assim, todos esses procedimentos e cuidados são necessários para manter os dentes brancos, saudáveis e aumentando consideravelmente a autoestima e a confiança na própria imagem, pois haverá um maior cuidado consigo e uma melhor percepção da autoimagem.

Afinal, o próprio cuidado diário estimula a autoestima e a mudança dessa percepção e valorização.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.