Autocuidado e bem-estar. Saúde em dia

5 maneiras de manter a saúde em dia

Como vai sua saúde?

A rotina corrida faz com que as pessoas esqueçam de cuidar delas mesmas, criando uma sociedade estressada, doente e com baixa autoestima.

Ter e proporcionar autocuidado e bem-estar são essenciais para viver tranquilamente, de forma saudável e com maior satisfação pessoal.

Ou seja, esses são fatores essenciais para quem procura ter uma vida leve, com mais sorrisos e felicidade.

Essa atenção é necessária, pois muitas pessoas podem se dedicar extremamente ao trabalho e cuidar de outras pessoas de modo a esquecer de cuidar delas mesmas.

Isso influencia no psicológico e até no que se refere à aceitação, sensação de medo, segurança e autoestima.

Na verdade, cuidar de si próprio é o básico, é o primeiro fator que deve ser levado em conta ao entender a saúde e a qualidade de vida em um âmbito geral.

Ou seja, se dar o direito de ser prioridade não é egoísmo, mas sim compreender que ao se sentir bem, torna-se possível estar apto a cuidar dos seus próprios afazeres e até de outras pessoas, estando bem para isso e fazendo-o com qualidade, sem prejudicar a própria saúde.

Assim, cuidar de si próprio é também cuidar dos outros, se relacionar melhor com as pessoas, trabalhar melhor, viver melhor e ser saudável.

Por isso, há essa importância em se colocar em primeiro lugar e aqui você confere cinco dicas de cuidados para ter consigo mesmo e para cada vez mais sorrir.

Autoconhecimento

Ter o autoconhecimento é essencial para cuidar da saúde física e mental, pois é com ela que se entende quais são as próprias limitações, os próprios gostos, como se comunicar e identificar os próprios pensamentos e sentimentos.

Do mesmo modo, é possível entender as respostas do corpo a medicamentos, por exemplo, entendendo quais tipos de medicamentos e tratamentos pode-se fazer quando necessário.

Ao conhecer a si próprio, a pessoa saberá quais produtos têm alergia e quais práticas se adequam mais a determinado problema.

Isso porque alguns remédios isentos de prescrição médica, bem como hábitos que podem ser adotados, como atividades físicas (conforme o gosto), podem ajudar no alívio de prisão de ventre, dores de cabeça, tosse e outros sintomas leves.

Além disso, para quem usa procedimentos ortodônticos, por exemplo, pode tanto ter uma melhor concepção de sua imagem quanto sobre o impacto que o tratamento pode ter em sua autoestima ou rotina.

Assim, pensando na satisfação prioritária que é do usuário, a odontologia criou o aparelho ortodontico transparente, o que possibilita essa escolha para o paciente.

Sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias para as atividades do dia seguinte. Sem isso, o cansaço bate mais rápido e a indisposição e o estresse aumentam.

Além disso, o fluxo vicioso entre não se movimentar e dormir mal pode se tornar ainda mais suscetível a acontecer, o que pode causar impactos na saúde mental e até em doenças como a depressão.

Por isso, é importante separar momentos para relaxar e descansar, encontrando um equilíbrio consigo próprio e dormir de forma eficiente.

Para contribuir com a qualidade do sono, deixar usar dispositivos móveis e outros aparelhos que emitam luz uma hora antes de dormir é fundamental, devendo-se adotar uma rotina de aos poucos reduzir o uso desses itens.

Vale destacar ainda que o sono é fundamental para a manutenção do fluxo cerebral e pela eficiência nas atividades diárias.

Assim, tentar produzir quando se está cansado pode render menos do que separa uns instantes para o descanso, pois o cérebro não vai ter a mesma capacidade de raciocínio e a produtividade durante esse período será muito baixa.

Alimentação

Se alimentar bem é comer aquilo que o corpo e mente precisam, ou seja, frutas, vegetais e alimentos integrais que trazem uma série de benefícios à saúde, como os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo.

Do mesmo modo, a alimentação é crucial para para realizar a prática de exercícios físicos com qualidade, garantindo a resistência do corpo e energia para a atividade.

Assim, ter uma alimentação equilibrada contribui para manter o peso em dia e sentir uma melhora na autoestima.

Por isso, para não se tornar uma tarefa árdua, a alimentação deve seguir a base do equilíbrio, reduzindo o consumo de carboidratos simples, açúcares, gorduras saturadas e alimentos processados.

Vale mencionar ainda, que alimentos açucarados prejudicam a saúde geral, podendo ser sentidos já na estrutura bucal.

Isso porque o açúcar alimenta as bactérias presentes na boca, fazendo-as liberarem um ácido que desintegra o esmalte do dente, deixando-o propício a cáries.

Nesses casos, principalmente em quadros mais avançados, pode ser recomendado o uso do procedimento do implante dental.

Os alimentos que fazem bem para o corpo, mente e a saúde bucal são:

  • Cenoura;
  • Maçã;
  • Derivados do leite;
  • Legumes e verduras verdes.

Esses alimentos citados são ricos em diversos nutrientes, como vitamina D e cálcio, que contribuem para a limpeza e nutrição dos dentes.

Outro fator importante é beber dois litros de água diariamente para que aconteça a melhora no funcionamento do organismo, prevenindo pedra nos rins e possibilitando a produção regular de saliva.

Com isso, é possível realizar a limpeza natural da boca, inclusive da prótese sobre implante dentario.

Exercício físico

Praticar exercícios físicos todos os dias faz muito bem para o corpo, que se movimenta melhor, mantém uma boa musculatura e o deixa mais definido.

Para além do emagrecimento e questões estéticas, se exercitar faz bem para a saúde mental, tanto pela geração de uma boa autoestima quanto pela sensação de bem-estar devido à liberação de endorfina e serotonina, que causam sensação de prazer.

Se exercitar também previne doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão e até depressão.

Por isso, praticar exercícios é altamente recomendado para uma vida longeva e mais alegre.

Saúde bucal

Um sorriso bonito traz uma imagem ótima para uma pessoa. Ela consegue se comunicar, comer e até viver melhor. Por isso, cuidar da saúde bucal é extremamente necessário, evitando – inclusive – o surgimento de doenças no corpo.

Assim, ao escovar os dentes três vezes ao dia ou ao final de cada alimentação, realizar o uso do fio e enxaguante bucal diariamente e ir ao dentista regularmente a cada seis meses é crucial para a manutenção da boca, melhorando a estética do sorriso e prevenindo doenças bucais.

Para pessoas que têm os dentes um pouco amarelados ou manchados, existem procedimentos estéticos para melhorar o sorriso, como o clareamento dental com moldeira, ampliando ainda mais a autoestima.

Basicamente, o tratamento é feito a partir de um molde que deve ser colocado durante algumas horas do dia, tendo em sua estrutura a injeção do gel clareador.

Essas são dicas para ter uma vida mais alegre, com mais disposição, saudável e que possibilite sempre estampar um belo sorriso no rosto sem quaisquer incômodos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.