Alimentos que combatem a ansiedade

A ansiedade atrapalha as pessoas no seu desempenho geral, causando desconforto mental e físico, o que ocasiona situações de estresse, nervosismo, irritabilidade, entre outros.

laranja é um alimento que pode combater ansiedade

A ansiedade é considerada uma sensação que ocorre devido à excessiva agitação do Sistema Nervoso Central devido à interpretação de uma situação de perigo, real ou não. É uma sensação parecida e até mesmo confundida com o medo, porem, a diferenciação está entre o abstrato e o palpável, o medo geralmente tem uma causa já conhecida pelo indivíduo, e a ansiedade geralmente não tem explicação concreta.

A maioria das pessoas sente ou já sentiram ansiedade

com maior intensidade, ou em níveis normais, e apesar de ser uma sensação nem sempre ocasionadas por situações reais de perigo, sintomas físicos são sentidos, como: taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaleia (dor de cabeça). Quando é intensa e acontece com frequência pode ser caracterizada de Síndrome do Pânico.

Existem remédios para o controle da ansiedade, entretanto, muitas pessoas preferem um tratamento natural, que ajuda a combater os sintomas de maneira saudável e segura, ótimo para quem não gostar de tomar remédio por determinado motivo.

Para saber como combater a ansiedade com alimentos, conheça alguns alimentos que ajudam a combater os sintomas.

Frutas cítricas:

Com presença de vitamina C nas frutas cítricas, ela diminui a secreção de cortisol, que é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros:

esses alimentos são fontes de um tipo de aminoácido, o triptofano, que ameniza os sintomas de ansiedade.

Carboidratos:

os carboidratos, derivados dos cereais na suas formas simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte desse grupo alimentar. A quantidade recomendada é de seis a nove porções diárias.

Banana:

um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas demonstrou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia alguns dos sintomas da ansiedade. Isto se da devido ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes:

estes alimentos são a mais recomendada fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. O que está substância faz, é elevar a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Espinafre:

o espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma forte vitamina antidepressiva natural, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo acaba diminuindo os níveis cerebrais de serotonina. Sem contar que, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.

Segundos alguns nutricionistas, estes são um dos alimentos que combatem a ansiedade se consumidos regularmente.


Fonte: BemEstar