3 Dicas para cuidar dos dentes de leite das crianças

Advertisements
Loading...

Cuide dos dentes de leite das crianças

Cuidar dos dentes de leite é de suma importância e essa prática deve ser realizada como se fossem os dentes permanentes, promovendo ainda mais qualidade à futura estrutura e a saúde como um todo.

O que é dente de leite?

Existem diversas diferenças entre esses dois tipos de dentes. Primeiramente, os dentes de leite são menores e mais brancos, além de possuírem raízes mais curtas e menos expressivas, justamente para que eles caiam após um certo período, dando espaço para o nascimento dos dentes permanentes.

Apesar de haver um tempo médio, nunca se sabe exatamente quando os primeiros dentes de leite irão começar a cair e quando todos os dentes terminaram de cair.

Por isso, cuidá-los da mesma maneira que os dentes permanentes se mostra fundamental, justamente para que eles caiam de forma natural, sem causar nenhum problema sério para as crianças.

É natural que todos os dentes de leite terminem de cair ainda na infância, nos primeiros anos de vida das crianças.

Essa é uma fase de desenvolvimento, e o organismo das crianças ainda não está tão forte para suportar as dores e doenças mais graves, que podem ser geradas por conta de uma má higienização bucal.

Assim, o pleno cuidado também permite que a face e a cavidade comportem de melhor forma a dentição permanente, visto que rosto e boca também continuam se desenvolvendo e a estrutura dental será mais robusta e resistente.

Principais cuidados

Assim como as pessoas devem cuidar dos dentes permanentes, esses cuidados se aplicam também aos dentes de leite, e são semelhantes.

Existem algumas recomendações que precisam ser seguidas para que os dentes de leite estejam sempre bem cuidados, evitando problemas como cáries e desconfortos.

A higienização bucal de qualidade, por exemplo, é a maneira mais adequada de cuidar dos dentes, seja de leite ou permanente.

Por isso, é importante incentivar essa prática desde cedo, escovando os dentes das crianças desde os primeiros anos de vida, quando os dentes de leite começam a surgir.

Também é importante verificar com um especialista a melhor maneira de fazer essa escovação, pensando em alguns pontos importantes:

Advertisements
Loading...
  • Não exagerar na força;
  • Incentivar que a criança escove sozinha;
  • Utilizar os cremes dentais adequados;
  • Explorar o uso do fio dental;
  • Utilizar os produtos e quantidades indicadas para esse público.

O que pode gerar a falta de higienização?

Muitos acreditam que dificilmente surgem problemas bucais durante a fase dos dentes de leite e, quando ocorrem, não trarão prejuízos à cavidade.

Contudo, assim como os permanentes, os dentes de leite estão totalmente suscetíveis ao surgimento de cáries, aparecimento de dores e incômodos e outros problemas variados, o que impacta diretamente na saúde da gengiva e demais tecidos do corpo.

Esses problemas podem causar desconforto e prejudicar também a formação da arcada dentária permanente, muitas vezes necessitando de tratamentos específicos para a recuperação dos dentes.

Esse é um dos motivos, inclusive, de que muitos adolescentes precisam utilizar aparelhos dentários durante essa fase, pois a formação da arcada dentária, da estruturação dos dentes e da mordida foram prejudicadas por alguma situação.

Existem diversos tipos de aparelhos que podem ser utilizados nesses casos, como os fixos, móveis e aparelho invisivel.

Cada modelo é recomendado para uma situação específica e necessidades apresentadas na rotina. A escolha do melhor tipo de aparelho fica a cargo do especialista que está cuidando da situação em conjunto com os gostos e desejos do paciente.

O aparelho fixo, por exemplo, é utilizado em casos mais intensos, em que as pessoas precisam de um aparelho o tempo inteiro para fazer correções importantes e são indicados para os pequenos que já estejam com a dentição permanente praticamente formada.

Já o aparelho dental invisível, por outro lado, é menos chamativo, mas também é uma ótima solução para problemas de mordida e alinhamento, contribuindo com um tratamento mais discreto e, no caso dos moldes móveis, que pode ser removido para alimentação e higienização.

Procedimentos futuros

Ter uma higienização bucal adequada é fundamental em todas as fases da vida, justamente para evitar doenças e problemas de formação da arcada dentária.

Entretanto, é possível que, mesmo com uma higienização bucal de qualidade, as pessoas não fiquem contentes com a aparência dos seus dentes ou ocorram situações que alterem sua qualidade/aparência.

Por isso, selecionamos alguns procedimentos que podem ajudar a melhorar a qualidade dos dentes e do sorriso conforme as crianças forem crescendo.

  1. Lente de contato

A lente de contato dental, por exemplo, é utilizada para tratamentos de estruturação de um ou mais dentes.

Advertisements
Loading...